Você acha caro tratamento estético? Quanto vale sua saúde e Autoestima?


0cc69b1471bdb49c8bd741cac6b2a125

Pesquisando pela internet vejo coisas absurdas, como falso dermatologista que queimou a pele da cliente, como falsa médica que foi tirar verruga e deixou uma mancha enorme no rosto da paciente  e a pior de todas, a falsa biomédica que aplicou hidrogel na cliente e essa morreu. Não sei qual foi o desfecho dessa história, se ficou comprovado que a mulher morreu por causa do hidrogel ou não, mas o que me chama a atenção é que todos querem realizar procedimentos estéticos ou médicos estéticos, e o pior, sem qualificação. Esses são alguns casos, os mais graves que saíram no jornal.  Mas e os que não saíram? Essa foto aqui debaixo é de uma mulher que teve o rosto queimado por um ginecologista que se dizia dermatologista. (foto: Reprodução/TV Anhanguera)


queimaduras_pele_3

O mercado da beleza é o único que não cai com a crise, pois as pessoas precisam se cuidar para manterem seus cargos e sua autoestima. Por isso, esse mercado se torna muito sedutor e vem migrando uma quantidade absurda de profissionais para a área. Olha, eu não tenho nada contra as pessoas migrarem para área da estética.  Todos  tem direito de tentar uma oportunidade melhor. O que eu não concordo e isso eu deixo bem claro, é a pessoa achar que por que ela teve um curso que a matriz curricular de saúde é semelhante à de estética, isso a deixa apta a exercer a profissão. Eu lamento muito, mas isso prova que a ignorância em relação à estética é medonha. Ainda as pessoas acham que ser esteticista é passar creme na cara das pessoas. Passar creme é fácil, agora tenta clarear um melasma em uma pele com rosácea sem fazer peeling?  Tenta tratar uma acne grau III em que o adolescente tem tendência a ter cicatrizes e deixar a pele dele intacta? Tenta fazer uma drenagem em paciente com pressão alta descompensada? Essa foi pegadinha, por que não se faz drenagem em paciente com pressão alta descompensada.

Os preços de muitos procedimentos seduzem e como o cliente é leigo, acha que tudo bem. No entanto, não está tudo bem! Um procedimento estético é algo de risco. É a sua saúde e sua autoestima que você está colocando nas mãos do profissional. Se ele não tem a qualificação adequada, o risco de erro se torna imenso e eu sempre falo:  nós não estudamos para fazer apenas  o procedimento, nós estudamos para tomar a providência correta se acontecer algum problema. Como no caso da falsa biomédica,  a delegada ia incriminá-la por homicídio que não há intenção de matar e mudou de ideia quando viu que nos áudios a cliente pedia ajuda para ela e ela falava que aquilo era normal, provando que estava totalmente despreparada para atender uma cliente. Ela acabou sendo acusada por homicídio que há intenção de matar e ainda por uso ilegal da profissão.


cleide-331procedimentos3

A estética infelizmente ainda não é regulamentada como se deve e qualquer um pode fazer o uso dela sem qualificação e nem vai sofrer penas. Só acaba sofrendo se acontece alguma coisa grave. Mas você vai correr esse risco de ser atendida por uma faxineira em uma clinica de estética? Com todo o meus respeitos pela faxineira, pois minha mãe sempre trabalhou como faxineira e eu tenho muito orgulho da mulher batalhadora que ela é. Mas é isso o que acontece nessas clinicas, eles colocam a faxineira, a recepcionista ou quem estiver disponível para atender a demanda de clientes. Esses relatos eu ouvia escandalizada das minhas amigas que trabalharam nesse tipo de clinica.

E não são apenas as pessoas não qualificadas que temos que ter medo. Hoje muitas profissionais que se dizem esteticistas, mas que na verdade fizeram graduação de outra profissão e ao migrarem para estética não se deram ao trabalho de fazer nenhuma especialização em estética também. Uma vez fui receber massagem de uma moça que era famosa na academia que eu fazia e eu tinha pedido para não fazer drenagem linfática, pois estava com um nódulo suspeito na tireoide e a menina me vira e fala pra eu não me preocupar, pois nós tínhamos duas tireoides. Olha, para tudo! Se a pessoa não sabe o mínimo de anatomia voltado para estética e que não deve fazer drenagem em paciente com suspeita oncológica, se joga na BR!  Que horror!


Tiroides

Qual é o preço da sua beleza? Muitas pessoas sucateiam muito o tratamento estético. Não imaginam sequer os gastos que temos com produtos, reciclagens, cursos, descartáveis e as nossas contas que temos que pagar também né, ora. Quantas pessoas que os olhos brilham ao saber que eu sou esteticista e eu como tenho uma mente evoluída e leio pensamentos estúpidos, já vejo na cara da pessoa: de graça! Eu não me tornei esteticista para ser a caridosa da pele. Até ajudamos quem precisa, mas temos nossas contas para pagar como todos os outros profissionais.