9 Alimentos Perfeitos Para Uma Alimentação Saudável


alimentação saudável

Muitos alimentos já foram considerados proibidos em uma alimentação saudável.

E por sinal, há algum tempo atrás, quando se falava em emagrecer era o mesmo que dizer comer menos gorduras.

É claro que alimentos ricos em gordura também são calóricos. Mas você sabia que muitos alimentos gordurosos na verdade auxiliam na perda de peso e na redução da gordura corporal, além de serem perfeitos para uma alimentação saudável?

Se você não sabe disso, não se surpreenda. Há algum tempo aconteceu uma mudança sutil que mudou nosso padrão de alimentação… Ela é a responsável por você pensar que alimentos gordurosos = engordar.

O que aconteceu foi que as pessoas (e a indústria de alimentos) substituíram a gordura por alimentos industrializados com menor teor de gordura e maior teor de açúcar e carboidratos refinados. Esta substituição é perigosa por um motivo simples: a gordura é importante para o funcionamento do nosso organismo.

Nós acabamos substituindo alimentos ricos em gordura que encontramos na natureza por alimentos industrializados, ricos em uma substância que o nosso metabolismo não necessita: o açúcar refinado.

Por isso aqui vai uma lista de alimentos ricos em gordura que são ideais para uma alimentação saudável: super nutritivos e saudáveis, e ainda auxiliam na perda de peso!

1. AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM


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O azeite de oliva é consenso quando se fala em alimentação saudável! Típico da dieta mediterrânea, ele traz inúmeros benefícios para a saúde.

Ele contém vitaminas E e K, além de poderosos, além de vários outros componentes importantes.

Mas você já deve conhecê-lo por outra propriedade: o ajudar a preservar o HDL (colesterol bom) da corrente sanguínea contra sua oxidação.

Por isso ele é excelente para melhorar índices de colesterol.

Além disso, o azeite de oliva tem propriedades comprovadas com relação à diminuição da pressão arterial e prevenção de doenças cardiovasculares (mesmo se você tiver propensão a elas!).

Porque é saudável? Contém vitamina E e K e poderosos antioxidantes. Preserva o HDL melhorando os níveis de colesterol. Também diminui a pressão arterial e ajuda a prevenir doenças cardiovasculares

2. ABACATE


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O Abacate é diferente da maioria das frutas.

Por quê?

Porque enquanto a maioria das frutas contém principalmente carboidratos, abacates são ricos em gordura.

Ele contém principalmente um ácido-graxo monossaturado chamado ácido oleico – o mesmo que é predominante no azeite de oliva, que é associado a inúmeros benefícios para a saúde.

Você achava que bananas são as frutas que contém mais potássio? Na verdade o abacate tem 40% mais potássio que a banana é uma das maiores fontes naturais do nutriente.

O abacate também é uma ótima fonte de fibras. Estudos mostram que eles podem