9 Alimentos Perfeitos Para Uma Alimentação Saudável


Muitos alimentos já foram considerados proibidos em uma alimentação saudável.

E por sinal, há algum tempo atrás, quando se falava em emagrecer era o mesmo que dizer comer menos gorduras.

É claro que alimentos ricos em gordura também são calóricos. Mas você sabia que muitos alimentos gordurosos na verdade auxiliam na perda de peso e na redução da gordura corporal, além de serem perfeitos para uma alimentação saudável?

Se você não sabe disso, não se surpreenda. Há algum tempo aconteceu uma mudança sutil que mudou nosso padrão de alimentação… Ela é a responsável por você pensar que alimentos gordurosos = engordar.

O que aconteceu foi que as pessoas (e a indústria de alimentos) substituíram a gordura por alimentos industrializados com menor teor de gordura e maior teor de açúcar e carboidratos refinados. Esta substituição é perigosa por um motivo simples: a gordura é importante para o funcionamento do nosso organismo.

Nós acabamos substituindo alimentos ricos em gordura que encontramos na natureza por alimentos industrializados, ricos em uma substância que o nosso metabolismo não necessita: o açúcar refinado.

Por isso aqui vai uma lista de alimentos ricos em gordura que são ideais para uma alimentação saudável: super nutritivos e saudáveis, e ainda auxiliam na perda de peso!

1. AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM


O azeite de oliva é consenso quando se fala em alimentação saudável! Típico da dieta mediterrânea, ele traz inúmeros benefícios para a saúde.

Ele contém vitaminas E e K, além de poderosos, além de vários outros componentes importantes.

Mas você já deve conhecê-lo por outra propriedade: o ajudar a preservar o HDL (colesterol bom) da corrente sanguínea contra sua oxidação.

Por isso ele é excelente para melhorar índices de colesterol.

Além disso, o azeite de oliva tem propriedades comprovadas com relação à diminuição da pressão arterial e prevenção de doenças cardiovasculares (mesmo se você tiver propensão a elas!).

Porque é saudável? Contém vitamina E e K e poderosos antioxidantes. Preserva o HDL melhorando os níveis de colesterol. Também diminui a pressão arterial e ajuda a prevenir doenças cardiovasculares

2. ABACATE


O Abacate é diferente da maioria das frutas.

Por quê?

Porque enquanto a maioria das frutas contém principalmente carboidratos, abacates são ricos em gordura.

Ele contém principalmente um ácido-graxo monossaturado chamado ácido oleico – o mesmo que é predominante no azeite de oliva, que é associado a inúmeros benefícios para a saúde.

Você achava que bananas são as frutas que contém mais potássio? Na verdade o abacate tem 40% mais potássio que a banana é uma das maiores fontes naturais do nutriente.

O abacate também é uma ótima fonte de fibras. Estudos mostram que eles podem reduzir o colesterol LDL e triglicerídeos, enquanto aumentam o colesterol HDL – o colesterol bom.

E o mais interessante: apesar de conterem índices altos de gorduras e calorias, uma pesquisa americana mostrou que pessoas que comem abacate costumam pesar menos e ter menos gordura abdominal do que as pessoas que não comem.

Porque é saudável? Rico em potássio, contém fibras e melhora os níveis de colesterol. Apesar de calórico, ajuda a diminuir a gordura abdominal.

3. QUEIJO


O queijo é um alimento extremamente nutritivo.

Faz muito sentido se pensarmos em como ele é feito: é necessário um copo inteiro de leite para se produzir uma única fatia grossa de queijo.

Por isso, o queijo é um alimento tão rico em proteína. Uma fatia contém cerca de 6 gramas, o mesmo que o copo de leite que falamos antes.

Além disto, contém cálcio, vitamina B12, fósforo, selênio e muitos outros nutrientes importantes.

Assim como os outros laticínios com alto teor de gordura, o leite também contém ácidos graxos que estão ligados a diversos benefícios à saúde, incluindo a redução do risco de diabetes tipo 2

Porque é saudável? Riquíssimo em proteína, também contém cálcio, vitamina B12, fósforo, selênio e outros minerais. Seus ácidos graxos auxiliam a prevenir a diabetes tipo 2.

4. ÓLEO DE COCO


Composto por 90% de ácidos graxos saturados, o coco e seu óleo são as fontes de gordura saturada mais ricas que existem.

Para você que via a gordura saturada com maus olhos, os ácidos graxos de cadeia média presente nestes alimentos na verdade se comportam de uma maneira particular em nosso organismo e são muito saudáveis.

Uma pesquisa da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos ficou famosa por mostrar que este tipo de ácido graxo reprime o apetite, além de diversos outros benefícios para a saúde. Quer saber mais?

Eles ajudam a diminuir a ingestão diária de calorias e estimulam o metabolismo. Comer óleo de coco pode fazer seu corpo queimar até 120 calorias a mais por dia.

Por isso ele é conhecido por auxiliar na redução de gordura abdominal.

estudos indicando também que o óleo de coco tem benefícios para pessoas que sofrem de Alzheimer.

Porque é saudável? Uma das maiores fontes de gordura saudável, ajuda a reduzir o apetite e estimula o metabolismo a queimar até 120 calorias por dia. Reduz gordura abdominal e ainda traz benefícios para quem sofre de Alzheimer.

5. CHOCOLATE AMARGO


Não ia ser ótimo ler que na verdade chocolate é um alimento perfeito para uma alimentação saudável?

Pode comemorar: é verdade.

Mas nem tudo são flores: tem que ser chocolate amargo!

Chocolate amargo contém 11% de fibras, além de conter alto teor de ferro, magnésio, cobre e manganês.

Além disto, o chocolate amargo é um dos alimentos que contém maiores índices de antioxidantes, ultrapassando até sucos naturais de frutas conhecidas pelo poder antioxidante, como mirtilo, cranberry e romã.

Inclusive, alguns dos antioxidantes presentes no chocolate estão associados a benefícios como diminuição da pressão arterial e na preservação do HDL na corrente sanguínea.

É importante somente ficar atento para ingerir chocolate amargo de boa qualidade, com no mínimo 70% de cacau.

Porque é saudável? Rico em minerais como ferro, magnésio, cobre e manganês, também é rico em fibras. Poderoso antioxidante, auxilia também na diminuição da pressão arterial e ajuda preservar o HDL, o colesterol bom.

6. SEMENTE DE CHIA


Embora não pareça, estas sementinhas são ricas em gordura.

Considerando que quase todos os seus carboidratos são fibras, a maioria das calorias da semente de chia vem da gordura: 28 gramas da semente contêm 9 gramas de gordura.

E não é qualquer gordura: a maioria consiste de ácidos graxos de ômega-3, que são saudáveis para o coração.

Além disso, os nutrientes da chia auxiliam na diminuição da pressão arterial e possuem efeitos anti-inflamatórios.

Além das fibras e do ômega-3, a chia também contém muitos minerais.

Porque é saudável? Fonte de ácidos graxos e ômega-3, é excelente para o coração. Além de possuir muitas fibras e mineiras, também auxilia na diminuição da pressão arterial e possui efeito anti-inflamatório.

7. OVO


Considerados por muito tempo como um dos maiores vilões no mundo da alimentação, pesquisas recentes mostram que na verdade o ovo é extremamente nutritivo e saudável.

Sim, o ovo de fato contém altos índices de colesterol – um único ovo contém 212 mg de colesterol, que é 71% da recomendação de ingestão diária.

No entanto, uma pesquisa americana recente mostrou que o colesterol presente nos ovos não afeta diretamente os níveis de colesterol do nosso sangue. Surpreendente, não?

Hoje em dia, existe um consenso entre os cientistas que até três ovos por dia são saudáveis para qualquer pessoa, exceto os diabéticos.

Ovos na verdade são alimentos ricos em nutrientes e dão uma sensação de saciedade por muito tempo.

Uma pesquisa realizada na Universidade de Saint Louis (EUA) mostrou que ovos são seus aliados em uma alimentação saudável e com foco em perda de peso.

Os ovos mais nutritivos são os caipiras e os enriquecidos com ômega-3. E não jogue fora a gema: é nela que se encontra a maioria dos nutrientes.

Porque é saudável? Aumenta o colesterol bom e para 70% das pessoas não aumenta o colesterol ruim. Rico em nutrientes, dá sensação de saciedade e é aliado para uma dieta saudável com foco em perda de peso.

8. NOZES


Nozes são ótimas!

Elas são ricas em fibras e em gorduras saudáveis, além de serem uma ótima fonte de proteína.

Nozes são fonte de magnésio, que é um nutriente que a maioria das pessoas não ingere nas quantidades necessárias, além de ser rico em vitamina E.

Estudos mostram que pessoas que comem nozes regularmente têm um risco menor de terem diversas doenças, como por exemplo obesidade, doenças cardíacas, além de diminuir o colesterol ruim.

Alguns exemplos de nozes para você incluir na sua alimentação são: amêndoa, pistache, castanha-do-pará, castanha-portuguesa e muitas outras.

Porque é saudável? Fonte de fibras e gorduras saudáveis, também contém vitamina E e magnésio. Quem come nozes regularmente tem risco menor de terem doenças cardíacas, obesidade e colesterol alto.

9. PEIXES GORDUROSOS


Se as opiniões divergem quando se fala em carnes vermelhas e alimentação saudável, o mesmo não acontece a respeito dos peixes gordurosos.

Falo de peixes como salmão, truta, sardinha e arenque.

Estas carnes, além de serem ricas em proteína de alta qualidade, contêm grandes quantidades de ômega-3 e de muitos outros nutrientes importantes.

Estudos mostram que pessoas que comem peixes regularmente são mais saudáveis, com um risco baixo de doenças cardíacas.

Se você não pode ou simplesmente não gosta de comer peixe, uma boa solução é complementar sua dieta com óleo de fígado de peixe – o melhor é o óleo de fígado de bacalhau, que contém ômega-3 e muita vitamina D.

Você encontra este suplemento em cápsulas em qualquer farmácia ou loja de produtos naturais.

Porque é saudável? Fonte natural de proteína, contém grandes quantidades de ômega-3. Também diminui o risco de doenças cardíacas. Suplementos naturais como óleo de fígado de bacalhau também trazem grandes benefícios.

Agora você sabe a importância que alguns alimentos ricos em gordura têm para nossa saúde – e que alguns deles inclusive nos ajudam a perder peso de uma maneira saudável!

Mas para garantir uma emagrecimento saudável, é preciso ter certeza que você está ingerindo os nutrientes certos nas quantidades recomendadas. Além de não se perder nas calorias, é claro!

Gostou do nosso artigo ? Então tenho certeza que você vai adorar nossas dicas práticas de alimentação e exercício para você começar agora!

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