5 Razões Para Você Reduzir o Açúcar Na Sua Dieta



5 Razões Para Você Reduzir o Açúcar Na Sua Dieta

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Com apenas 1 mudança na sua dieta, você vai ter mais saúde, energia e ainda por cima perder peso.

Todos estes são benefícios que acompanham uma mudança de hábito muito simples: comer menos açúcar!

Presente em doces,  além de adicionado em alimentos industrializados, todos nós estamos cada vez mais sujeitos a acabar ingerindo açúcar em excesso.

Mas além do risco de diabetes e dos quilos extra, você sabe o que este excesso pode ter de consequências para sua saúde?

Confira a seguir 5 razões para você diminuir a quantidade de açúcar em sua dieta – e incríveis benefícios que esta nova atitude vai trazer para seu corpo e sua mente!

1. Pele jovem e linda por mais tempo


Você sabia que o açúcar acelera o processo de envelhecimento?

Sim, o açúcar que ingerimos acaba diminuindo os efeitos do colágeno e da elastina presentes em nossa pele.

Em um processo chamado glicação o açúcar se junta ao colégeno, diminuindo sua capacidade de dar firmeza e elasticidade à pele.

Com o tempo, é natural que que tanto o colágeno quanto a elastina percam aos poucos sua capacidade de fazer nossa pele parecer jovem. O problema é que comer uma grande quantidade de açúcar acelera este processo.

É claro que uma hora ou outra as marcas de expressão vêm para ficar. Mas se pudermos retardar um pouco este processo é melhor, não é mesmo?

E uma das melhores maneiras de manter uma pele bonita e saudável é diminuir a quantidade de açúcar que você ingere.

Uma pesquisa feita por cientistas holandeses mostrou que a quantidade de açúcar no sangue afeta diretamente a aparência de envelhecimento da pele:

Pessoas com baixo índice de glicose aparentavam ser mais jovens do pessoas da mesma idade e com altos níveis de açúcar no sangue. Confira aqui o estudo

Gostou? Veja só mais 4 benefícios que você vai adorar.

2. Uma mãozinha no seu projeto verão – o ano inteiro!


Acho que esta você já tinha adivinhado.

Comer menos açúcar… emagrece!

Basicamente porque além de calórico, o açúcar interfere diretamente em alguns hormônios em nosso organismo que são importantes no controle do peso: a insulina e a leptina

O que acontece é o seguinte: quando comemos alimentos com muito açúcar por longos períodos de tempo, nosso corpo acaba criando um resistência à insulina. Isto desacelera o metabolismo e faz com que o corpo acumule gordura – além de aumentar o risco de diabetes tipo 2.

Mas a insulina não é o único hormônio afetado. Muito açúcar interfere também no funcionamento da leptina.

Este é o hormônio responsável por controlar seu apetite e dar o sinal para o fígado sobre o que fazer sobre a glicose armazenada

Quando nosso corpo não entende os sinais da leptina, ele armazena gordura principalmente ao redor da cintura. Em casos mais graves, esta resistência ao hormônio pode causar diabetes tipo 2.

Existe uma série de alimentos que apesar de gordurosos ajudam a eliminar gordura do seu corpo, como por exemplo o abacate e o óleo de coco. Confira aqui nosso artigo!

3. Você sabia que açúcar vicia?


Sim, açúcar vicia. Ele faz nosso corpo liberar serotonina e beta-endorfina, neurotransmissores que melhoram nosso humor, reduzem ansiedade e elevam autoestima.

Mas assim que esta onda química de felicidade passa, queremos mais açúcar. Exatamente como uma droga.

E isto não acontece só com uma barra de chocolate. Alimentos compostos por carboidratos refinados, como pães e massas feitos com farinha branca têm o mesmo efeito que doces.

Isto porque carboidratos são moléculas grandes formadas por pequenas moléculas de açúcar. No processo de digestão, basicamente quebramos os carboidratos vindos de pães e massas em partículas menores de… açúcar.

Quer acabar com a necessidade de comer açúcar?

No começo não vai ser fácil: evitar usar o açucareiro e ler embalagens em busca de açúcar adicionado nos produtos. Mas vale a pena! Depois de 15 dias você pode perceber a mudança: energia, concentração e perda de peso já começam a ser visíveis!

4. Aquele sono depois do almoço


Sabe aquela pausa ou aquele café que você precisa depois do meio dia para recarregar as baterias?

Então, esta bateria fraca pode muito bem ser por causa do tipo de comida que você escolheu para colocar no seu prato.

Você prefere se servir com arroz, massa, batata ou outros tipos de carboidratos brancos? Aí está a resposta pro sono depois do almoço. 

Este tipo de alimento é sim rico em energia. Mas para o nosso corpo, é como uma explosão de energia seguida de uma onda de sonolência . Isto acontece basicamente porque este tipo de alimento não contém fibra alguma, além de serem compostos por moléculas de açúcar muito pequenas e fáceis de serem absorvidas.

Como assim? Este tipo de carboidrato é processado tão rapidamente que vai direto para a corrente sanguínea. E a sonolência é uma consequência do corpo tentando processar esta enorme quantidade de açúcar.

Outras possíveis consequências? Acúmulo de gordura e aumento do risco de diabetes estão entre elas.

Mas se você quiser se livrar dos efeitos desta bomba de açúcar, é muito simples: opte por carboidratos integrais, e substitua parte da porção deles por vegetais. Para a sobremesa, frutas e pronto!

5. Dieta com menos açúcar, vida com mais saúde


Uma dieta pobre em nutrientes e rica em carboidratos refinados pode ter uma consequência inesperada – e preocupante.

As grandes quantidades de açúcar que são liberados para o sangue depois de se comer um bolo de chocolate, tomar um refrigerante ou comer uma batata frita levam o corpo a liberar substâncias inflamatórias chamadas citocinas.

Estas substâncias ajudam a proteger o corpo contra invasores, como vírus e bactérias. Mas uma alimentação baseada em açúcar desregula o metabolismo: o corpo acha que está sendo atacado mesmo sem estar.

E o que acontece? Ele provoca reações de inflamação… contra ele mesmo! Várias doenças estão relacionadas a este processo de inflamação descontrolada, entre elas a esclerose múltipla, a diabetes e a psoríase.

Mas sabe a boa notícia? Cortando os carboidratos e demais açúcares refinados, e adicionando mais frutas, verduras e carboidratos integrais na dieta é possível prevenir e tratar estas doenças. E se você quiser saber mais, confira este documentário sobre o assunto.

Gostou de saber que uma mudança tão simples como comer menos açúcar traz tantos benefícios para sua saúde e controle de peso?

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